Vitivinicultura é aposta de produtores de São Sepé

Em meio a lavouras tradicionais em São Sepé, a exemplo do arroz e da soja, cresce em importância a produção de uvas no município. A rotina de cuidados com os parreirais já é parte da vida de pessoas como Gilberto Ivan Fontoura, que depois da aposentadoria como funcionário público, resolveu se dedicar ao cultivo do pequeno fruto.

Através da Associação dos Vitivinicultores de São Sepé, onde atualmente ocupa o cargo de presidente, Gilberto obteve o suporte para o plantio. Da mesma forma, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente tem colaborado neste processo, participando de reuniões sobre o assunto. Recentemente, ele atuou na realização da primeira poda para a renovação dos ramos do parreiral, manejo que antecede a brotação. No entanto, o trabalho exige atenção diária, especialmente na revisão da saúde das plantas. “Meu parreiral é novo. Fiz o plantio de 140 mudas e o próximo ano será o de produção”, conta ele, que possui uma área de dois hectares no bairro Hípica. “É uma experiência interessante. O clima é bom, em uma região bem protegida”, completa.

Hoje, nove produtores de uva fazem parte da associação, que foi fundada em agosto de 2014. Na organização, o grupo tem suporte acerca do manuseio, elaboração de derivados, bem como a possibilidade de expor seus em eventos de visibilidade, como a Festa da Uva. “O público está procurando os artigos e os produtores não têm o suficiente para atender a demanda. A festa é uma boa vitrine, tem um grande movimento e sai praticamente todo o fruto in natura. Além disso, a qualidade do nosso suco e do nosso vinho é muito boa, e está resultando em um bom retorno”, avalia.

Diante do atual cenário, Gilberto faz um chamamento para que os produtores ou interessados em videiras procurem a associação para fazer parte da entidade, no sentido de trocar experiências, fortalecer e melhorar cada vez mais as perspectivas da vitivinicultura em São Sepé. A próxima reunião está marcada para o dia 7 de outubro, a partir das 9h15, no Centro Cultural Diolofau Brum.