Semana do Trânsito: palestrante fala sobre cintos esquecidos e emociona o público

“Meu coração é cheio de amor, meu cérebro é cheio de idéias”. Esta foi uma das mensagens motivacionais transmitidas aos estudantes que estiveram no auditório da Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho na manhã desta quarta-feira, 25. Seu autor é Adão Ribeiro Neto – o Dango, palestrante da Fundação Thiago Gonzaga, que veio à São Sepé contar como um acidente de trânsito transformou sua vida.

Através de sua história, Dango ensinou sobre responsabilidade e superação. Há 23 anos, ele aceitou uma carona e não fez uso do cinto de segurança. O veículo capotou, deixando-o tetraplégico. “Naquela época não  tinha escola, faculdade, empresa, prefeitura que trabalhassem sobre a conscientização no trânsito”, disse. “Eu estou nessa cadeira de rodas porque não usei o cinto de segurança”, completou.

Em uma fala marcada pela interação com a plateia, Dango trabalhou a mensagem de que tragédias ao volante não têm publico alvo e qualquer pessoa pode ser vítima delas se dispensar a prudência. “Eu fazia canoagem, tinha patrocinadores. Com 1,90 de altura, trabalhava para quatro lojas de moda masculina. Era uma vida descolada”, lembrou. “Um acidente muda tudo na tua vida. Eu, hoje, escrevo com a boca, digito com os lábios, a minha ferramenta de trabalho é a voz. Tudo se dá um jeito. Sou alegre por ter tido uma segunda chance”, disse.

O relato de Adão emocionou o público em diversas ocasiões. Na oportunidade, ele ainda apresentou o trabalho da Fundação a que é vinculado, e que promove diversas ações de prevenção a acidentes.A palestra, que integra a programação alusiva à Semana Nacional do Trânsito, será apresentada hoje em mais duas oportunidades: às 14h e às 19h30.

Em São Sepé, o uso do cinto é trabalhado em paralelo com o slogan universal “No trânsito o sentido é a vida”. As atividades de conscientização são promovidas pela Secretaria de Administração, Secretaria de Educação e Cultura, Centros de Formação de Condutores São Sepé e DDG, Brigada Militar, Comtran e Consepro e acontecem até o dia 28 de setembro.