Sistema de videomonitoramento é entregue oficialmente em São Sepé

São Sepé passou oficialmente a ser monitorada por um moderno sistema de câmeras. Os 78 equipamentos que passam a subsidiar o trabalho das polícias foram entregues durante um evento junto de autoridades da nesta sexta-feira, 22. O secretário de segurança do RS, Cezar Schirmer participou da solenidade no Quartel da Brigada Militar de São Sepé.

O projeto que teve cerca de quatro anos de trabalho para se tornar realidade tem mãos de diversos órgãos do município e do estado. Os envolvidos na implantação, ligados as secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Administração, chegaram a visitar cidades que tiveram experiências semelhantes. Participaram da cerimônia autoridades da Brigada Militar, como o Tenente Coronel Erivelto Hernandes Rodrigues, e da Polícia Civil, representada em nível regional pelo delegado Sandro Meinerz, além de membros do executivo e da câmara legislativa sepeense. O deputado federal Luis Carlos Heinze também esteve presente.

Nos discursos foi reconhecido o avanço do sistema para a segurança pública. Um representante da empresa DGT mostrou como o monitoramento funcionará. No atual modelo contratado as câmeras terão custo de R$ 900,00 mensais por ponto além do valor para manutenção da central de controle, montada no quartel da BM. No total, o investimento de aproximadamente R$ 36 mil mensais.

O secretário Schirmer foi enfático em um discurso que destacou as ações do governo no combate a criminalidade. De acordo com o chefe da pasta de segurança, mesmo com as medidas adotadas pelo governo é preciso uma mudança de paradigmas. Ele destacou o papel das bases da sociedade para formação de cidadãos. “Temos que combater os crimes considerados de menor potencial, porque é ali a porta de entrada para os demais crimes. Além disso, está na formação das crianças a garantia de que conseguiremos superar a insegurança que é o maior desafio dos governos nas últimas décadas”, sublinhou. Recentemente o governo do RS assinou com centenas de municípios o Sistema Integrado de Segurança Pública – SIM.

O prefeito Léo Girardello, lembrou dos desafios para que o projeto de videomonitoramento se tornasse realidade. “Fizemos questão de organizar este evento para agradecer à pessoas que foram fundamentais. Hoje São Sepé tem um dos mais modernos sistemas de monitoramento em tempo real graças ao empenho da minha equipe e de gestores como o secretário Schirmer, que se sensibilizou com o nosso pedido e tomou as decisões necessárias para que assinássemos o convênio com o governo do Estado”, disse.

A central de controle terá monitoramento em tempo real, além de uma capacidade de armazenamento de imagens. O dia a dia da comunidade será monitorado em ao menos quatro televisores divididos em telas que mostram imagens ao vivo das 78 câmeras. O uso das imagens somente será permitido se solicitado por órgãos das polícias (durante inquéritos da polícia civil, por exemplo), Ministério Público ou Judiciário. Pessoas da sociedade somente terão acesso se os fatos solicitados estiverem dentro de processos e os órgãos – como o judiciário – autorizarem o uso das imagens.