São Sepé implanta informatização dos serviços de saúde

O município de São Sepé passa a contar oficialmente desde a segunda-feira,18, com um serviço de saúde totalmente informatizado. A medida que deve representar gestão, eficiência e economia aos cofres públicos integra todos os órgãos da área do município e emite relatórios em tempo real.

Batizado de Sistema Integrado Municipal de Saúde (SIMUS) a ferramenta online tem comunicação com o Ministério da Saúd. Os atendimentos nas unidades de saúdes dos bairros também são monitorados instantaneamente, bastando poucos cliques para que se tenha acesso a um rico histórico de detalhes tanto dos serviços quanto dos prontuários dos pacientes.

O sistema ainda é capaz de informar as gestores quantas pessoas estão sendo transportadas pelos veículos da saúde ou, ainda, em que carro elas estão e qual o destino. “Ainda é possível apontar quanto tempo um paciente está esperando para ser atendido e em quais serviços de saúde ela passou antes de chegar até alguma unidade”, relata um dos responsáveis pela ferramenta, Tonin Rosso Bolzan.

É na tela do computador que os gestores também passam a ter um importante meio para avaliar os serviços. É possível identificar onde está a maior demanda dos postos de saúde ou então, qual a faixa etária mais assistida. Só no ESF do Bairro Lôndero, por exemplo, foram realizados cerca de 18,8% dos atendimentos totais do município. A procura das mulheres representa cerca de 63% de acordo com a avaliação parcial e pessoas com idade entre 50 e 59 anos são as que mais procuram os serviços.

O secretário de saúde Marcelo Ellwanger salientou a ferramenta para o controle da qualidade do serviço. “Inclusive está integrada com os atendimentos realizados no Hospital Santo Antônio”, sublinha. Assim, a cada vez que o paciente visitar algum ESF o profissional terá informações sobre quais atendimentos recebeu recentemente, a medicação indicada e toda a evolução do tratamento. “Nossa ideia também é facilitar a atendimento dos profissionais”, ressalta Ellwanger.

O prefeito Léo Girardello lembrou que a cidade é uma das únicas a ter um sistema tão completo. “Desde os primeiros contatos que tivemos com a ferramenta percebemos que seria uma eficiente forma de gestão. A partir de hoje o SIMUS coloca o município de São Sepé em ouro patamar quanto a qualidade da saúde”, enfatizou.