Reunião com secretariado avalia governo e analisa crise estadual e nacional

Ente federado, o município de São Sepé também está sentindo os efeitos da crise que se atinge país. O tema da redução em repasses para algumas áreas, foi assunto durante uma reunião entre os secretários e coordenadores da Prefeitura de São Sepé, na última quarta-feira, 19.

O encontro iniciou com a avaliação do novo sistema de gestão da prefeitura, o chamado “1Doc”. Após 45 dias de uso, os números das secretarias foram apresentados. Com os dados, é possível avaliar a gestão e perceber tanto os pontos positivos do trabalho como os negativos, quando novas decisões podem ser tomadas.

Após, foi a vez do secretario de Finanças, Jonas Lopes, falar aos colegas sobre a situação dos cofres públicos em São Sepé. Ele apresentou alguns dados que mostraram a situação da cidade frente aos repasses da União. “Tomando como exemplo o Governo Federal, tivemos, no primeiro semestre de 2015, o repasse de R$ 10.918.760,16 frente aos R$ 10.330.995,50 referente ao mesmo período no ano passado. Apesar do aumento, os valores ficam abaixo da inflação oficial que gira em torno dos 8,9%”, enfatizou Lopes. O mesmo aconteceu com os recursos estaduais que tiveram crescimento de aproximadamente 5,98%. Avaliando os dois números o aumento foi de aproximadamente 5,82%. O secretário enfatizou que os valores são oriundos de transferências constitucionais, ou seja, aquelas que são de repasse obrigatório.

Pé no freio para garantir o final do ano

Lopes também salientou as medidas adotadas a partir da queda na arrecadacão. Ele enfatizou que o município está atento às mudanças para que chegue ao final do ano com as contas em dia.

“Em acordo com o prefeito Léo pedimos toda atenção quanto aos gastos já que havia a previsão de que tanto o país como o estado poderiam entrar em crise financeira. Hoje continuamos atentos as valores que tem sofrido redução, como principalmente alguns projetos que estavam previstos. Nossa meta é chegar ao final do ano com as contas em dia”, avaliou Jonas lembrando que pelo menos nos útimos dez anos o pagamento do 13º salários dos servidores foi feito de forma plenta.

O prefeito Léo Girardello disse que a preocupação e responsabilidade com as finanças municipais sempre foi um ponto fundamental no governo. “Estamos passando por um momento complexo em todo o Brasil, mas o zelo com as contas públicas é nosso dever já que estamos representando a população no executivo. Exemplo é nossa redução do número de Ccs que em outros tempos atingiam cerca de 120. Hoje são pouco mais de 30”, apontou.

Turno único antecipado reflete em economia na Prefeitura de São Sepé

A adoção do turno único de forma antecipada na Prefeitura de São Sepé já se refletiu em economia para os cofres públicos do município. Os dados são do Departamento de Planejamento da Secretaria de Finanças, que apontam redução no consumo de energia nos prédios públicos do município.

Os gastos registrados nos meses de Julho e Agosto foram os menores nos últimos  seis anos em comparação ao mesmo período. Com funcionamento das 7h30min às 13h30min, a redução chega a mais de 704 kWh comparando o mês de agosto de 2010 com 2015. Também houve redução nos índices de consumo de água.

A adoção do turno único foi uma das propostas adotadas tanto em São Sepé como em outras prefeituras na busca pela redução dos gastos.