Presidente da Fundação Cultural explica mudança em estrutura do acampamento Farroupilha

A Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho ampliou os investimentos na maior festa dos gaúchos. O presidente da entidade, Luís Garcia, fez um relato na última quarta-feira, 10, sobre os recursos investidos no acampamento farroupilha que este ano teve a estrutura montada em frente a Igreja Nossa Senhora das Mercês. Ele destacou o apoio dado pela Fundação e garantiu que o evento atende a demanda do público que prestigia o tradicionalismo.

De acordo com ele, os recursos destinados ao grupo Os Chimangos, por exemplo, que realiza a busca da Chama Crioula em Cruz Alta e que será entregue no próximo sábado, aumentou em 40% em 2014. Sobre os detalhes dos investimentos, Garcia informou que os custos com a sonorização do desfile e bailes do Tio Lautério, som para o Acampamento Farroupilha, convites, divulgação na imprensa, custo com faixa da Prenda Farroupilha Municipal, mimos ao homenageado, contratos com os quatro grupos musicais que vão animar os bailes do Galpão Tio Lautério e outros gastos, são todos de recursos da Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho.

“Essas coisas a população, e principalmente os tradicionalistas, precisam ficar sabendo, porque temos ouvido muitos comentários sem o mínimo fundamento e isso acaba desgastando a imagem da Fundação”, disse o presidente. Quanto à mudança do local do Acampamento Farroupilha, Garcia esclareceu que foi decisão exclusiva da Subcoordenadoria e de patrões de entidades a partir de reuniões. “Nem nossa equipe, nem mesmo o prefeito Léo, desejamos que a estrutura não fosse mais montada em frente à Fundação. Apresentamos sim outras ideias, com a intenção de engrandecer o evento. Procuramos atender tudo o que nos foi solicitado. Estamos investindo esse ano mais de R$ 15 mil com os festejos, o resto é conversa de quem não apoia o nosso trabalho ou que anda misturando cultura com política e interesses pessoais” esclareceu o presidente Luís Garcia.

Programação dos Bailes do Tio Lautério:

Dia 16/9 – terça-feira: CTG Pingo Amigo com animação do Grupo Musical Nilton Nascimento.

– Dia 17/9 – quarta-feira: CTG Ronda Crioula com animação do Grupo Pegada Tchê.

– Dia 18/9 – quinta-feira: CTG Os Maragatos com animação do Grupo Tchê Bailanta.

– Dia 20/09- Após desfile na Praça. Show Baile, com Musical Balanço, em frente a Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho.

foto: Anderson Vargas / Arquivo Jornal Fonte