Prefeitura firma convênio e terá plataforma de coleta de dados ambientais

Um convênio assinado nesta terça-feira, 9, pelo prefeito Léo Girardello, deve garantir ao Executivo sepeense a instalação de plataformas de coleta de dados ambientais. A estrutura será capaz de medir os números de chuvas que atingem o município além de emitir alertas anteriores de temporais e instabilidade climática.

De acordo com o prefeito, com o sistema integrado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – ao qual mantém o acordo de cooperação técnica – além do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, será possível tomar medidas paliativas aos fatores meteorológicos. Foi o que também destacou o coordenador de Projetos, Guederson Guedes, que enfatizou a facilidade na coleta de dados para decretos de emergência, por exemplo.

A estação hidrológica (pluviômetro automático) funcionará no prédio administrativo da Prefeitura. A estrutura não terá custos ao governo municipal.