Prefeitura decreta contenção imediata de gastos

O ano de 2020 foi excepcional, onde todos precisaram definir novas prioridades. Pensando na expectativa de queda de receita e de arrecadação dos municípios e na situação excepcional de pandemia, o prefeito e vice-prefeito de São Sepé, João Luiz Vargas e Fernando Vasconcellos, através da Secretaria Municipal de Administração, decretaram na manhã desta segunda-feira, 04 de janeiro, medidas imediatas de contenção de gastos, racionalização administrativa e contingenciamento orçamentário. Para isso, foi criado o Comitê Estratégico de Gestão para criação de medidas emergenciais e acompanhamento de gastos.
O Comitê tem como objetivo centralizar o acompanhamento das despesas públicas, estabelecendo diretrizes para a adoção de medidas necessárias à racionalização e otimização dos gastos dos órgãos e das entidades administrativas. O mesmo será composto por cinco membros; sendo o Prefeito João Luiz Vargas e o Secretário Municipal de Administração Gabriel Pacheco Leão, e outros três servidores nomeados por Portaria. O grupo será responsável por acompanhar, analisar, orientar, monitorar e deliberar a programação das despesas de custeios e recursos a serem liberados. Caberá a cada secretário, das diferentes pastas, tomar medidas imediatas visando intensificar a contenção das despesas, como racionamento de energia elétrica, água, telefone, combustível, diárias e horas extras. Este decreto oportuniza a cada órgão da Administração Municipal indicar quais setores têm carência e quais têm excesso de pessoal, redesenhando fluxos e indicando corretamente cada atribuição. Em até 20 dias serão indicadas quais as despesas impostergáveis, e em 90 dias serão apresentados os primeiros desenhos que comporão a segunda fase da Reforma Administrativa do município. A primeira fase deve ser apresentada este mês à Câmara de Vereadores, nos moldes do que já foi divulgado na imprensa, com as alterações necessárias para a nova configuração do Governo Municipal, que extingue Secretarias e cria Escritórios de Gestão.
O Decreto foi apresentado para os servidores municipais em um ato realizado na Prefeitura Municipal e entregue para os Vereadores, na manhã desta segunda-feira. O encontro também contou com a presença do Padre Gerson Gonçalves, que em sua oração, desejou um ano de 2021 cheio de conquistas. De acordo com o Secretário Gabriel Pacheco Leão, o Comitê será essencial para avaliar os custos e despesas da Prefeitura, e dessa forma, conseguir honrar o pagamento de servidores e fornecedores, além de executar as ações propostas pela Administração Municipal.