Iniciam estudos da mobilidade urbana em São Sepé

A empresa responsável pelo estudo que visa aplicar um plano de mobilidade urbana em São Sepé já iniciou os trabalhos no município. Arquitetos da empresa “Urbana” participaram de uma reunião com membros da Prefeitura Municipal nesta segunda-feira, 16. Eles explicaram como funcionará o trabalho e salientaram que o processo deve envolver debates com a comunidade.

Com o estudo será possível prever quais as mudanças podem ser aplicadas a curto e longo prazo. O plano tem validade de 20 anos. “É preciso que as pessoas entendam que se trata de um estudo amplo e que depois de concluído (cerca de 6 meses) vai possibilitar que projetos futuros sejam realizados pelo município”, contou o arquiteto Marcelo Heck.

A proposta do grupo na primeira etapa será fazer uma leitura técnica e coletar dados como os pontos mais críticos em razão do fluxo, locais com mais acidentes, falta da vagas de estacionamento, deslocamento de bicicleta ou transporte coletivo, etc. Na segunda etapa é apresentada uma proposta preliminar e a ação encerra com uma proposta mais concretizada na forma de projeto de lei. “Hoje não falamos mais de trânsito, mas de mobilidade já que envolve o fluxo de pessoas, veículos, estacionamentos, etc”, detalhou Heck.

Uma das primeiras iniciativas deve ser chamar a comunidade para debater. A primeira audiência pública deve ocorrer no mês de dezembro. A data será confirmada nos próximos dias.