Setembro Amarelo

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, comemorado anualmente na data de 10 de setembro, é organizado pela Associação Internacional para Prevenção ao Suicídio (IASP) e endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O evento, representa um compromisso global para chamar a atenção ao suícidio.

O tema do DMSP 2021, “criando esperança através da ação” reflete a necessidade de um ato coletivo para lidas essa questão urgente de saúde pública.

Familiares, amigos, colegas de trabalhos, membros da comunidade, educadores, líderes religiosos, profissionais de saúde, autoridades políticas e governos devem propor medidas protetivas ao suicídio em seus território. A Secretaria Municipal de Saúde de São Sepé, por meio do CAPS 1 e da rede de atenção básica em saúde, mantém esse compromisso diário através de ações em toda a rede, envolvendo o cuidado e dando oportunidade de vivências autônomas, usuários e população em geral. Conheça os trabalhos de nossa rede e seja um multiplicador do cuidado em saúde mental, e se precisar, venha conversar conosco.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são unidades especializada em: saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental severo e persistente. Para alcançar seu objetivo, o CAPS conta com uma equipe multiprofissional (assistente social, psicólogas, enfermeiras, técnica em enfermagem e monitores) que realizam atividades coletivas e individuais, além do tratamento médico.

As atividades desenvolvidas pelo serviço também tem como objetivo instigar o envolvimento da comunidade na discussão sobre a reforma psiquiátrica e provocar reflexões sobre o tema – transtorno da doença mental , na tentativa de descontrair o “imaginário social” de preconceito ligado ao sujeito em sofrimento psíquico.

A unidade recebe usuários através de encaminhamentos da rede de saúde do município e também por demanda espontânea. O acolhimento se dá de “portas abertas” no horário das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira.