Ela tem 21 anos de idade, quatro deles dedicados à prática de uma arte marcial centenária, mas que só foi integrada como esporte olímpico no ano 2000. A sepeense Mariane Ribeiro Trindade teria motivos de sobra para abandonar o sonho de ser uma atleta olímpica. Porém, optou por enfrentar as dificuldades estruturais e financeiras para buscar seu maior objetivo. Há alguns meses, angariou um dos maiores prêmios do esporte: o 1º lugar no mundial open de taekwondo na categoria adulto (63kg a 67kg).
O evento que reuniu mais de mil atletas em Curitiba, capital do Paraná, foi o mais importante para a atleta até então, porém, não foi o único. Em sua jornada, a estudante de Educação Física coleciona cerca de 10 medalhas, a grande maioria de competições estaduais. Mariane conta sobre o apoio que recebe do professor, o Mestre Angelo Oliveira, da Academia Garra, de São Sepé. “Não fosse a dedicação dele eu não teria conquistado nenhum destes prêmios. Além de força de vontade precisamos vencer barreiras que fogem a nosso alcance”, conta. E pra quem pensa que a luta termina por aí, mal pode imaginar que a atleta ainda participa de projetos sociais que atendem cerca de 130 alunos. No projeto da Prefeitura Municipal, Esporte Cidadão, e na escola Gabriel Brenner, através do “Mais Educação”, Mariane ensina à crianças muito mais do que a técnica do esporte. “O taekwondo, a exemplo de outras artes marciais, forma cidadãos e não apenas esportistas. Além disso, também ministro aulas em uma escola da cidade de Formigueiro”, relata.
Em visita ao prefeito Léo Girardello nesta segunda-feira, 25, Mariane contou sobre as próximas três competições que tem pela frente (São Paulo, Rio Grande e Taquara). O prefeito se mostrou surpreso com o tamanho da conquista da atleta e destacou que o fato merecia muito mais destaque na comunidade. “Não apenas como prefeito, mas como cidadão, me sinto na obrigação de dar o apoio necessário para esta atleta. Gostei muito de conhecer a Mariane e ter a grata surpresa de uma jovem batalhadora que está fazendo o possível e o impossível para buscar o sonho. Nós, como sepeenses, precisamos comemorar atitudes como esta que engrandecem nossa cidade como um todo”, frisou o prefeito Léo.
Para a viagem até São Paulo, a atleta calcula um gasto de aproximadamente R$1500,00. Caso vá acompanhada do professor os valores são ainda maiores. Interessados em ajudar financeiramente a sepeense podem entrar em contato pelo (55) 9983-9830.