Secretaria de Saúde lança Programa São Sepé Sorridente

A Secretaria de Saúde de São Sepé, através do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), lançou nesta sexta-feira, 7 de maio, o Programa São Sepé Sorridente. A ação visa melhorar a qualidade de vida da população sepeense e oferecer Próteses Dentais de forma gratuita para os usuários do Sistema Único de Saúde do município.
Dessa forma, sepeenses que se encaixarem no grupo prioritário, receberão próteses dentárias sem pagar nada.
No primeiro momento, serão incluídos no grupo: moradores de São Sepé; desdentados totais, ou seja, aquelas pessoas que não possuem nenhum dente na boca; sem renda ou que recebam apenas um salário mínimo; mais de 50 anos; e sem dentaduras em uso no momento da seleção.
Conforme informações da Secretaria, serão distribuídas cinco próteses por mês para cada ESF do município, totalizando 35 dentaduras mensais. O município foi credenciado ao Programa de Próteses Dentais (LRPD) do Ministério da Saúde, e futuramente conseguirá diminuir o custo dos atendimentos à população. “O Projeto São Sepé Sorridente, nesse momento, será custeado pelo município, mas ganhará incentivos do ministério com o desenvolvimento das atividades”, destacou a Secretária de Saúde, Carla Pinto.
De 2017 a 2021, São Sepé entregou 180 próteses totais e parciais. Com o início do programa, o município deve entregar 420 próteses só nos primeiros 12 meses. Segundo o Coordenador de Saúde Bucal do município, Dr Fares Ahmad, que coordena o Programa, as Próteses Dentais são de extrema importância para proporcionar uma melhor mastigação e inclusão do paciente na sociedade, devolvendo a saúde e auto estima.
A partir desta sexta-feira, 7, terá início a fase de seleção das primeiras pessoas a serem beneficiadas pelo programa. Quem tiver interesse, deve procurar sua Unidade de Saúde de referência.