Reunião discute possibilidade de aumento do efetivo em São Sepé

Representantes do 1º Regimento de Polícia Montada participaram de uma reunião na tarde desta segunda-feira, 5 de julho, na Prefeitura Municipal, para discutir a possibilidade do aumento do efetivo militar de São Sepé.
O encontro contou com a participação do Prefeito Municipal, João Luiz Vargas; do vice-prefeito, Fernando Vasconcellos; do Tenente Coronel Bastianello; do Capitão Lacerda e dos Vereadores Rodrigo Ferreira, Matheus Leão, Tavinho Gazen, Mestre, Zilca Camargo, Marcelo Santos e Humberto Stodutto.
O 1º regimento é responsável por 19 municípios da região central do Estado – entre eles, São Sepé. Segundo informado pelo Tenente, todo o Rio Grande do Sul sofre com a diminuição de 50% do efetivo. São Sepé, por exemplo, que em seu plano ideal precisaria de 37 policiais, possui 14 disponíveis.
Atualmente, um dos principais problemas enfrentados pela Administração são as aglomerações e perturbações de sossego. Conforme o vice-prefeito, o município já criou ações – indicadas pela Brigada Militar, para tentar minimizar essa situação – como a proibição de estacionamento em determinados locais do município; mas compreende que essa não é a solução do problema.
O Capitão Lacerda, que já comandou São Sepé por cerca de um ano, explicou que semanalmente o Batalhão de Polícia de Choque (antigo BOE), vêm ao município principalmente à noite e madrugada.
Conforme discutido na reunião, 800 policiais estão em treinamento no estado; e por São Sepé ser o maior município destacado do 1º Regimento, existe uma possibilidade de algum ser enviado ao efetivo daqui. “O 1º Regimento tem a consciência do que acontece em São Sepé, mas nossa dificuldade é fazer esse componente de trazer gente pra cá”, destacou o Coronel Bastianello.
No mês de junho, o Prefeito João Luiz esteve na Casa Militar, em Porto Alegre, trabalhando a mesma pauta com o coronel Leandro Mauat.