Reservistas terão que atualizar dados cadastrais

Quem serviu à Marinha, ao Exército ou à Aeronáutica, nos últimos cinco anos, deve atualizar seus dados junto às Forças Armadas no mês de dezembro. A iniciativa faz parte do EXAR (Exercício de Apresentação da Reserva). Realizado anualmente, o EXAR objetiva avaliar a eficiência do sistema de convocação e mobilização dos integrantes da reserva.

A atualização dos dados cadastrais pode ser feita presencialmente ou pela internet. Na primeira opção, o reservista deve comparecer à última organização militar em que serviu, no período de 09 a 16 de dezembro. Caso perca esse prazo, ele poderá fazer o EXAR posteriormente em qualquer quartel ou Junta de Serviço Militar, mas terá que pagar multa federal pelo atraso.

Já a opção do Exar pela internet tem de ser feita a partir dos sites específicos mantidos pelas Forças Armadas. Nesse caso, o período de realização do exercício é de 1º de dezembro (quando os sistemas estarão disponíveis) a 31 de janeiro. Ex-militares da Marinha devem acessar o endereço www.ensino.mar.mil.br/exar. No caso do Exército, o endereço é www.exarnet.eb.mil.br. Reservistas da Aeronáutica devem acessar o site www.exarnet.aer.mil.br.

Para mais informações, o reservista pode procurar a Junta de Serviço Militar 218M, localizada na Prefeitura Municipal de São Sepé (prédio da Sec. da Agricultura), com horários de atendimento, de segunda a sexta, das 07;30hs às 13:30hs. Informações essas, que também podem ser consultadas pelos telefones: 3233-1535 ou 32338137.