Cursos no CRAS ensinam técnicas e ajudam no “tratamento” de participantes

Algumas folhas em EVA, bolinhas de isopor, recortes de tecido, linha e agulha. Não é preciso mais do que isso para que um grupo de pelo menos 13 mulheres orientadas por uma instrutora consigam transformar objetos independentes em obras de decoração. Mas o curso de “fofuchas de EVA em 3D” que acontece no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) faz mais do que apenas isso: transforma vidas e ajuda pessoas.

A Coordenadora da casa, Flávia Machado, conta que pelo menos dois cursos – gratuitos – são realizados em média a cada mês. A iniciativa reúne mulheres em situação de vulnerabilidade social ou em tratamento de doenças como, por exemplo, a depressão. “E as melhoras são significativas após alguns dias de interação e trabalho”, adverte Flávia.

Na sexta-feira, 15, será a vez da atual instrutora, Danúbia Silveira da Silva, se despedir das “meninas” dando conclusão a mais um dos cursos. “Graças à equipe do CRAS estou tendo a oportunidade de ensinar o que sei”, revela. As bonecas e utilitários são construídos em encontros de 3h diárias.

Para as próximas semanas já estão sendo programadas novas atividades como um “Dia de Beleza” em parceria com a Emater (na próxima segunda-feira) e o início de um novo curso, dessa vez de artesanato em tecido, com início previsto para a terça-feira, 19. “Geralmente divulgamos os cursos no rádio ou nos jornais, mas as pessoas podem nos procurar se houver interesse”, enfatiza Flávia que menciona que a meta é envolver cada vez mais pessoas que merecem atendimento do poder público. O CRAS funciona de segunda a sexta-feira na Rua Osvaldo Aranha, esquina da Câmara de Vereadores, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min