Consórcio Intermunicipal da Região Centro debate regionalização da destinação de resíduos sólidos

O Prefeito Municipal, João Luiz Vargas, participou de uma reunião na manhã desta quinta-feira, 7, com membros do CIRC – Consórcio Intermunicipal da Região Centro, para debater sobre as próximas etapas do FEP CAIXA – Fundo de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, no setor de saneamento básico, modalidade resíduos sólidos urbanos de origem domiciliar.

O consórcio habilitado na seleção pública foi realizado pela Caixa Econômica Federal em 2020 para financiar a estruturação e o desenvolvimento de projetos de concessão através do FEP CAIXA neste setor.

Nesta primeira etapa, 20 municípios fazem parte do projeto inicial (ao qual serão acrescentados mais 12 municípios). Esses assinarão o contrato para que seja iniciado o estudo de viabilidade, que engloba questões de destinação e tratamento dos resíduos sólidos urbanos domiciliares.

A assinatura do contrato ocorrerá no dia 12 de novembro, em reunião na cidade de Restinga Seca. “Os resíduos são um problema que enfrentamos em toda nossa região, pois precisamos enviar para outras cidades, já que em Santa Maria o aterro está atingindo seu limite. Em 18 meses, um estudo feito com toda a assessoria técnica dos municípios irá apresentar qual das 32 cidades terá as melhores condições para receber uma usina de reciclagem de lixo e atender essa demanda”, acrescentou João Luiz.

No encontro, realizado na sede AM Centro em Santa Maria, também foram discutidas alterações no decreto municipal de prevenção ao Covid-19 e o processo de Privatização da Corsan.