Apenas 3,2% das Prefeituras do RS ganham prêmio de atendimento ao cidadão. A de São Sepé é uma delas

A Prefeitura de São Sepé está entre as poucas do RS avaliadas com destaque pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) quando o tema é a qualidade no atendimento à população. A avaliação do prêmio “Mendes Ribeiro Filho”, levou em conta se os municípios disponibilizam canais de que possibilitam que o cidadão possa fazer pedidos e acompanhar as demandas. Dos 497 municípios do estado, apenas 16 foram premiados, pouco mais de 3% do total. São Sepé é também a única cidade da metade sul do estado a ganhar o prêmio.

O Tribunal avaliou se os órgãos públicos disponibilizavam ferramentas para que os pedidos fossem feitos, se era possível acompanhar a demanda (mesmo à distância) e se os prazos eram respeitados. Há cerca de cinco meses, a Prefeitura de São Sepé anunciou a implantação do chamado “1Doc”, um sistema que integra o serviço dos setores e reduz drasticamente o uso de papel. No sistema, também é possível mapear os pontos onde há necessidade de intervenção do poder público.

O prefeito do município, Léo Girardello, disse que o reconhecimento é o reflexo do empenho que os servidores tem realizado. “Desde a implantação do sistema precisamos contar com o esforço dos nossos colegas em mudar a rotina de trabalho, entender que se tratava de uma maneira mais moderna de trabalhar no dia a dia. Hoje, estamos mais uma vez colhendo estes frutos, ao qual tenho orgulho de dedicar à minha equipe”, disse Girardello.

A entrega do mérito deve ocorrer no dia 11 de Dezembro, durante cerimônia em Porto Alegre.

O prêmio leva o nome do ex-ministro da Agricultura e também ex-deputado federal, Mendes Ribeiro Filho (falecido em março de 2015), que foi o relator do projeto.

Prefeitura já ganhou duas vezes o “Boas Práticas na Internet”

O poder executivo de São Sepé também foi recentemente agraciado com o 2º prêmio “Boas Práticas na Internet”, também do TCE-RS. O município já havia ganho o prêmio no ano passado e o reconhecimento é destacado pelo Tribunal às prefeituras que disponibilizam de forma transparente os dados da gestão pública.

Municípios premiados:

1. Bom Retiro do Sul