A Cooperativa Sicredi Região Centro RS/MG presenteou o município de São Sepé, em especial a Cooperunião com a Trilha Cooperativa Cooperlândia.

A Cooperativa Sicredi Região Centro RS/MG presenteou o município de São Sepé, em especial a Cooperunião com a Trilha Cooperativa Cooperlândia. Ação fez parte do processo de formação de 20h que está sendo desenvolvido com o professor orientador, gestores escolares e Secretaria da Educação para o desenvolvimento da Cooperativa Escolar no município.

No processo de formação oferecido pela Sicredi Região Centro RS/MG, através das Cooperativas Escolares, está contemplado os seguintes temas:

– Fundamentos do cooperativismo escolar;

– Rotinas das cooperativas escolares;

– Desenvolvimento da metodologia da Cooperlândia;

– Refletir a concepção de jogos como possiblidade para os estudos cooperativos nas escolas;

– Etapas e fases da Cooperlândia;

– Os materiais pedagógicos para cooperativas escolares;

– Aplicação das missões da Cooperlândia e a realidade das cooperativas escolares;

– Realização de assembleias e o desenvolvimento do objeto de aprendizagem.

As Cooperativas Escolares são uma iniciativa de muitos alunos que acreditam no cooperativismo como uma possibilidade de transformar suas comunidades. Por isso, o Sistema Sicredi desenvolveu o Programa Cooperativas Escolares, com o objetivo de ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, vivenciando experiências dos valores e princípios do cooperativismo. Oportunidades essas voltadas para o desenvolvimento de competências como: liderança, empreendedorismo social, educação financeira e inclusão social.

O Programa está organizado em quatro fases com objetivos diferentes, que garantem o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos, atitudes e valores, contribuindo efetivamente para o aperfeiçoamento de competências a partir de uma vivência mão na massa.