Fonte da Bica

Você está em: Fonte da Bica

                Recanto localizado no centro de São Sepé, a Fonte da Bica significa bem mais do que uma vertente para os moradores locais: há anos, ela também alimenta o imaginário popular através da lenda que está impressa nos azulejos que a decoram: “Quem desta água bebe, aqui voltará”.

                Da perspectiva histórica e geográfica, trata-se de uma fonte de água natural que já faz parte da memória dos sepeenses. Relatos dão conta de que ela foi descoberta por acaso pelo vigário João Baptista Mor, que residia na região quando esta ainda era um vilarejo de Cachoeira do Sul – por volta de 1850.

                Ao perceber a existência da vertente, ele teria instalado um cano manualmente para permitir que a água jorrasse. Mais adiante, construiu-se no local uma cacimba, que serviu para o abastecimento de toda a vila.

                 Entre as curiosidades atreladas à Fonte da Bica e reproduzidas ao longo do tempo pelos moradores de São Sepé, está o fato de ela jamais ter secado, mesmo durante estiagens prolongadas.

                Com a construção da rede de abastecimento, a Bica, como é chamada pelos sepeenses, deixou de ser a principal fonte de água dos moradores, para se tornar um local de contemplação e visitação.

Você está em: Fonte da Bica

Endereço: Rua Coronel Veríssimo, centro, ao lado da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

As origens deste local datam de: 1850