Sanitização: Prefeitura inicia ação contra o Covid-19 em São Sepé

Com foco no combate a propagação do Corona Vírus nos principais pontos de contágio, a Administração de São Sepé – através da empresa Desinservice, realizará o serviço de sanitização dos prédios públicos da Prefeitura Municipal.
 A ação iniciou nesta quarta-feira, 24, no prédio administrativo e no CAS – Centro Administrativo Social. Já no sábado, 27 o serviço ocorrerá nos ESFs.
 De acordo com o Vice Prefeito e Professor de Química (CRQ 5101937), Fernando Vasconcellos, a desinfecção é um processo que elimina a maioria dos microrganismos de um ambiente, no caso o Coronavirus, um vírus patogênico, que possui membranas lipídicas em sua estrutura, isto é, uma espécie de capa de gordura que envolve seu material genético.
 Essa membrana é chamada de envelope e tem como função proteger o vírus no ambiente. Portanto, os agentes químicos mais eficientes em seu combate são o álcool 70%, sabões, detergentes e tensoativos como o Quaternário de Amônio (CLORETO DE ALQUIL DIMETIL BENZIL AMÔNIO E CLORETO DE DIDECIL DIMETIL AMÔNIO), um tensoativo catiônico.
 “A moléculas desses produtos possuem uma parte hidrofílica, que tem afinidade com a água, e outra parte hidrofóbica, que prefere se ligar a óleos e gorduras. Quando você lava as mãos, por exemplo, a parte hidrofóbica, que evita a água, se liga com as capas de gordura de todos os vírus presentes em suas mãos e rompe-as, da mesma forma ocorre o rompimento dessa capa de gordura pela ação do Quaternário de Amônio nas superfícies onde ele é aplicado. Assim o vírus perde sua proteção e acaba destruído” destacou Fernando.