Usina Termoelétrica

Anunciado oficialmente em 2014 o projeto da Termelétrica São Sepé começou a ser construído um ano antes a partir da apresentação do projeto pela Enerbio para a Prefeitura Municipal, que mobilizou empresários do ramo para garantir o combustível - a casca de arroz - para viabilizar a construção da Usina Termelétrica. A Enerbio apresentou o projeto a Creral, de Erechin, que acreditou no projeto e foi a principal investidora do empreendimento.

A partir de uma área adquirida pela empresa às margens da RS 149, em São Sepé, a Usina Termelétrica São Sepé utiliza quase 70 mil toneladas de casca de arroz para produzir energia limpa. E os benefícios do empreendimento que teve investimento superior a 40 milhões de reais não param por aí. A utilização da casca do arroz coloca fim ao problema gerado pelo volume em excesso do produto que até então não possuía uma destinação correta e rentável.

Os contratos para o fornecimento do material foram construídos a partir de análises das empresas de pelo menos oito cidades da região, responsáveis pela geração da matéria-prima da Termelétrica. Em dezembro de 2018 a usina foi inaugurada e entrou em operação comercial no início de 2019.  No total, a Termelétrica São Sepé possui uma potência instalada de 8 megawatts de energia, capaz de abastecer uma população de 116 mil habitantes, o equivalente a cinco cidades de São Sepé.

Parceiros:

Moinho Speense Ltda – São Sepé (1.500 toneladas)

F. Dotto & Cia Ltda – Santa Maria (1.500 toneladas)

Cooperativa Trtícola Caçapavana Ltda – Caçapava do Sul (6.000 toneladas)

Cereais Peger Ltda – Mata (7.000 toneladas)

Pagliarin e Cia ltda – São Pedro do Sul (2.000 toneladas)

Irmãos Pilon Ltda – Santa Maria (1.500 toneladas)

Cooperativa Tritícola Sepeense Ltda – São Sepé/Formigueiro/Restinga Seca (30.000 toneladas)

Cerealista Steckel – Santa Margarida (5.000 toneladas)

Amauri Guidolin – Santa Maria (1.500 toneladas)

Arrozeira Sepeense S/A – São Sepé/Formigueiro (10.000 toneladas)

Total: 66.000 toneladas