Boletim epidemiológico da covid-19 em 16 de dezembro

⚠️ Boletim epidemiológico da covid-19 em 16 de dezembro
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
São Sepé tem 47 casos ativos de coronavírus. A informação foi atualizada na manhã desta quarta-feira, 16, pela Secretaria Municipal de Saúde, e representa um aumento expressivo de infectados em relação a semana anterior. Quatro pessoas estão internadas em função da doença.
De acordo com os profissionais que atuam no monitoramento da Covid-19 em âmbito local, a negligência com os protocolos de prevenção e enfrentamento é o principal fator de crescimento da curva de contaminação. Há relatos de pacientes que descumprem a orientação de isolamento enquanto aguardam o resultado da testagem e acabam transmitindo o vírus para seus contatos. Dois possíveis surtos estão sendo acompanhados de perto pela equipe epidemiológica.
Assim como São Sepé, os demais municípios da região estão em alerta. Isso porque, se a contaminação não for controlada, o sistema hospitalar pode entrar em colapso no próximo mês. Neste sentido, a população precisa colaborar evitando aglomerações, visitas e confraternizações sem os cuidados de distanciamento. A higiene das mãos com água, sabão e álcool gel e o uso de máscara são indispensáveis neste momento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👉Boletim epidemiológico segue sendo semanal:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A publicação do boletim epidemiológico semanal deve ser transferida de terça para quarta-feira. A alteração se deve ao tempo necessário para a análise dos exames para detecção do coronavírus pelos laboratórios. Atualmente, o município tem encaminhado grande parte das amostras para São Gabriel, já que em Santa Maria a emissão dos resultados pode levar mais do que sete dias.