Quilombo Passo dos Brum de São Sepé será cenário de curta-metragem

O projeto “Kiriku vai aos quilombos” irá realizar 06 apresentações gratuitas da peça “Kiriku – a lenda do menino guerreiro” em 6 comunidades remanescentes de quilombos da Região central.
Em São Sepé, no Quilombo Passo dos Brum, será produzido um curta-metragem documental. Serão oferecidas oficinas de produção audiovisual na comunidade e bolsas de incentivo para os produtores de cultura local.
O projeto é realizado com incentivos da Lei Aldir Blanc que visa socorrer o setor cultural em meio à pandemia. A lei inclui, também, que a verba chegue a comunidades quilombolas e é objetivando que os recursos da lei cheguem ao interior do interior e nas comunidades remanescente de quilombos que o projeto propõe bolsas para os moradores do quilombo fazendo com que os recursos beneficiem comunidades nas quais dificilmente o recurso chegaria devido às burocracias que os editais impõem.
Visto que a constituição federal em seu Artigo 215 garante “a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais”. Bem como em seu §1 “O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional”. Assim, o projeto garante aos povos remanescentes de quilombos o acesso à cultura produzida através de fomento financeiro do estado, bem como valoriza e propõe um meio de proteger e fomentar a cultura e os saberes dos quilombos através da produção de um curta-metragem de conteúdo cultural local, valorizando, assim, suas formas de viver, fazer e ser no mundo indo ao encontro dos pressupostos do parágrafo 1º citado acima. Contribuindo, assim, com a inclusão social desses povos na produção cultural do estado, direito dado pela constituição.
O documentário que será produzido no quilombo Passo dos Brum em São Sepé buscará preservar a memória dos moradores locais e da história do quilombo perpetuando em obra audiovisual a história da comunidade. A previsão de seu lançamento é para Abril de 2021.
O projeto visa, ainda, apresentações nas comunidades, onde o público não é tão grande, havendo menos aglomerações do que uma apresentação em uma cidade grande, por exemplo. As comunidades por estarem no interior possuem menos risco de contaminação entre si, e a equipe tomará todos os cuidados referentes à prevenção de contágio de COVID-19. O projeto possui exames de COVID para toda equipe, e todos serão testados antes de irem às comunidades, bem como será usado máscaras e será evitado o contato direto com os moradores locais, as apresentações serão ao ar livre e a distância, objetivando a preservação e a criação de barreiras anti-Covid-19.
Sobre a peça: A peça “Kiriku – a lenda do menino guerreiro” montada em 2015 foi uma das primeiras peças no Estado voltada ao público infanto-juvenil com protagonismo de atores negros. Buscamos com essa peça trazer referenciais afro-brasileiros ao universo infanto-juvenil e adulto. A peça conta uma lenda africana e constrói sua estética a partir de referências estéticas afro-brasileiras, como cantos, músicas, ritmos, danças e visualidades.
Comunidades que receberão as apresentações da peça:
São Sepé: Passo dos Brum
Formigueiro: Quilombos: Timbaúva; Passo dos Brum (de Formigueiro); Passo dos Maia; Maria Joaquina.
Caçapava do Sul: Quilombo Picada das Vassouras
Redes Sociais:
https://www.facebook.com/kirikualenda/
Instagram: kirikualenda