Secretaria Nacional da Mobilidade recebe demandas do vereador Tavinho

Na tarde de quarta-feira, dia 7, o diretor da Secretaria Nacional da Mobilidade e Serviços Urbanos do Ministério do Desenvolvimento Regional, Maxwell Borges de Moura Vieira, conheceu os projetos técnicos de engenharia presentes no Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PlanMob) de São Sepé. O Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico, Leandro Gonçalves, entregou no ministério as solicitações por melhorias na pavimentação, mobiliário urbano e sinalização encaminhadas pelo vereador Tavinho Gazen, do PDT, presidente da Comissão Especial do PlanMob.
Conforme posição preliminar dos analistas da Secretaria, as demandas podem ser financiadas dentro do Programa Avançar Cidades, a partir da organização técnica dos projetos. “Vamos colocar imediatamente um grupo de técnicos aqui de Brasília para ajudar na atualização do PlanMob. Concomitantemente, a Prefeitura deve atualizar os projetos para oportunizar o acesso aos recursos do Avançar Cidades”, disse o diretor Vieira.
Para o vereador Tavinho Gazen, que presidiu a comissão especial que discutiu o Plano Municipal de Mobilidade Urbana na Câmara de Vereadores, é o momento de tirar os projetos do papel. “Grande parte dos pedidos de providência dos vereadores dizem respeito ao trânsito, estradas, mobilidade. Essa é uma pauta que precisa sair do planejamento e ir para prática, com sinalização, ciclovias e mobiliário urbano”, informa o vereador.
O Avançar Cidades é um programa do Governo Federal que tem o objetivo de melhorar a circulação das pessoas nos ambientes urbanos por intermédio do financiamento de ações de mobilidade urbana voltadas à qualificação viária, ao transporte não motorizado e à elaboração de projetos executivos de transporte. Os recursos disponibilizados para o programa são de financiamento, oriundos do FGTS.