Secretária da Saúde apresenta projeto para criação da Clínica da Saúde da Mulher

Na manhã desta terça-feira, 13, a Secretária da Saúde, Carla Pinto, se reuniu com o Prefeito Municipal, João Luiz Vargas, para apresentar o projeto “Clínica da Saúde da Mulher”. A ação busca centralizar o atendimento às mulheres no Prédio do Ipê, no Bairro Tatsch, proporcionando mais atenção e qualidade ao serviço oferecido.

No local, serão disponibilizadas especialidades médicas de: obstetrícia, ginecologia, enfermagem, realização de exames preventivos, citopatológicos e interpretação de mamografia, além de acompanhamento e tratamento de cânceres de colo de útero e mama.

Para a Secretária, apesar do avanço dos atendimentos do SUS nos últimos anos, ainda há a dificuldade em superar a intensa fragmentação das ações e serviços da saúde. Por isso, existe a necessidade de encaminhamento para atenção especializada.

Como vai funcionar?

O atendimento inicial será feito pelas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), onde as pacientes passarão por atendimento habitual, acompanhado da equipe, e conforme o caso será encaminhado para a clínica. A atenção será realizada também durante a gestação e pré-natal de alto risco.

A Clínica da Saúde da Mulher não será um serviço de portas abertas, será uma rede de atenção especializada, na qual, em comunicação com outros níveis de atenção, serão referenciadas as usuárias que necessitam do atendimento que ela oferece”, explicou.

O Prefeito parabenizou a iniciativa, diante da necessidade de atenção integral à saúde da mulher, a Clínica poderá dar uma cobertura e efetividade maior nesse cuidado.