Saúde levada a sério: 5ª conferência municipal debate tema no município

Dezenas de profissionais ligados a saúde participam nesta sexta-feira, 26, da 5ª Conferência Municipal de Saúde no auditório da Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho. O evento começou por volta das 9h30min e leva aos participantes temas debatidos por três palestrantes de destaque na área.

A abertura contou com a presença de autoridades como o prefeito municipal, Léo Girardello e o Secretário de Saúde, Marcelo Ellwanger. Nas manifestações foram destacadas as dificuldades financeiras dos municípios frente a queda nos repasses ligados à área. “Mesmo com alguns cortes São Sepé ainda destina 21% de sua verba para a saúde”, lembrou o prefeito. O chefe da pasta, Marcelo Ellwanger, enfatizou a luta dos profissionais em manter um serviço de qualidade a população e lembrou das dificuldades de atender a alta demanda.

Antes das palestras, alunos do projeto Atoque fizeram uma apresentação musical. Eles são coordenados pelo músico Márcio Kbecinha que dá oficinas de percussão para crianças com idade entre 7 e 13 anos de escolas do município. Já as palestras são abordadas pela presidente do Conselho Estadual de Saúde, Célia Machado, pelo representante da 4ª Coordenadoria Regional de Saúdem Sérgio Arthur Fernandes da Silva e pelo Secretário de Saúde de São Vicente do Sul, Francisco Lima.

Entre os eixos abordados está a situação da saúde e os determinantes econômicos, sociais e ambientais; a valorização do trabalho e da educação em saúde e a ciência, tecnologia e inovação do SUS; dentre outras diretrizes.