São Sepé sedia evento estadual da Oliva e mostra potencial para produção de azeitonas

O mercado em potencial do cultivo das oliveiras está fortalecido também em São Sepé. O município sediou na última quarta-feira, 15, a 6ª Abertura Oficial da Colheita da Oliva do RS e deu mais um importante passo ao incentivo da cultura que tem uma expectativa de até 30% de crescimento na produção.

O evento realizado na Fazenda São Sepé (da Tecnoplanta), contou com a presença do Governador José Ivo Sartori e do Secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo. Diversas autoridades políticas e empresariais do Estado participaram da solenidade que marcou as potencialidades da região central na produção da cultura que dá origem ao azeite de oliva. Polo disse que a área plantada de oliveiras tem tido crescimento e o potencial é grande. Atualmente com cerca de 2,1 mil hectares a cultura tem como objetivo chegar aos 3 mil hectates em 2018. Depois da noz pecan, é a cultura que mais cresceu no Rio Grande do Sul nos últimos dez anos. Um dos sócios da Tecnoplanta (e também da marca Prosperato), Eudes Marchetti, disse que havendo incentivo do Estado, as empresas conseguirão ampliar ainda mais o mercado. Em 2016, atendendo à reivindicação dos produtores, o Estado reduziu a alíquota de ICMS de 18% para 7%, nas vendas dentro do Rio Grande do Sul.

O Prefeito Léo Girardello destacou a honra do município em sediar o evento. Ele enfatizou a mão de obra da região e as potencialidades que merecem ser exploradas. Durante o evento, a Prefeitura de São Sepé, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, disponibilizou profissionais como corretores que ofereceram áreas com potencial de produção no município. Já o Governador Sartori falou sobre a modernização do Estado em oferecer novas formas de incentivar as culturas.  “Assim como vocês apostam no cultivo das oliveiras e na produção de azeite, nós entendemos que é fundamental modernizar o Estado. O Rio Grande precisa voltar para os trilhos do desenvolvimento”,  afirmou Sartori.

Conforme o coordenador da Câmara Setorial da Olivicultura da Seapi, Paulo Lipp, fatores como solo, topografia e o clima do Rio Grande do Sul têm atraído investimentos de empresários gaúchos, de outros Estados e até do Exterior. Áreas da Metade Sul têm se destacado na produção de olivas, como Caçapava do Sul, Pinheiro Machado, Cachoeira do Sul, Santana do Livramento, Canguçu, Dom Pedrito, Candiota, Jaguarão, Bagé, Encruzilhada do Sul, Formigueiro, Piratini, São Sepé e Barra do Ribeiro.