Reunião debate segurança pública de São Sepé

Um encontro articulado por autoridades de São Sepé debateu junto a membros do Comando Geral da Brigada Militar de Santa Maria temas ligados a segurança pública. O pleito surgiu após as tentativas até então frustradas do executivo em fazer pedidos para o aumento de efetivo no município.

O prefeito Léo Girardello destacou os ofícios enviados durante o ano solicitando a vinda de mais militares. Junto a ele, o presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Nágera, e o presidente do Consepro, Eulo Machado, também destacaram o aumento do número de policiais como primordial para a manutenção da segurança. Um dos pedidos feitos pelo grupo foi a vinda de militares de São Sepé que hoje atuam em outras partes do estado. Uma turma de dois mil policiais que inicia o curso em março de 2015 também seria uma alternativa.

De acordo com o Tenente Coronel Cardoso a principal medida agora deve ser a manutenção do efetivo já locado em São Sepé. Seriam pelo menos 38, mas que hoje estão espalhados em outros órgãos e cidades do estado. “Com o retorno deste grupo já seria possível um aumento considerável”, disse Cardoso. O Tenente também garantiu que o baixo efetivo é uma realidade a nível de estado e que há um trabalho de planejamento para melhorar a situação. Ele pediu consciência da comunidade e disse que a BM está sendo mobilizada. “Não podemos garantir uma data específica, mas faremos tudo o que está em nosso alcance”, enfatizou.

Ao final, o prefeito do município entregou uma lista com um grupo de policiais militares que tem interesse em vir para São Sepé. A transferência deles depende dos procedimentos legais dentro do Comando, segundo o Tenente, local onde também está o projeto de videmonitoramento. “A implantação de câmeras depende de algumas etapas dentro do Comando até que a Secretaria de Segurança aprove o projeto”, disse Cardoso lembrando fatos onde municípios fizeram a implantação e hoje não prestam o serviço de forma eficaz.