Regularização Fundiária: experiência em São Sepé é apresentada em Caçapava do Sul

O secretário de Desenvolvimento Econômico de São Sepé, Sandro Brum, foi um dos palestrantes durante um seminário sobre Regularização Fundiária Urbana no município de Caçapava do Sul na última terça-feira, 31 de março. O chefe da pasta em São Sepé – acompanhado da equipe da secretaria – mostrou exemplos de como o trabalho de regularização tem se consolidado no município nos últimos anos e quais foram os benefícios para a comunidade. O evento teve a participação do prefeito de Caçapava do Sul, Otomar Vivian e do Coordenador Técnico da Regularização Fundiária de Porto Alegre, Giovani Carminatti, além de secretários, vereadores e empresários da cidade.

O seminário aconteceu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Caçapava do Sul (ACIC). O secretário sepeense Sandro Brum foi o primeiro a se pronunciar. Ele expôs o trabalho que vem sendo realizado em seu município, dentro da regularização fundiária. “Consiste em pesquisas e estudos que envolvem levantamento topográfico cadastral, levantamento de mapas, audiência com a comunidade, implantação da regularização, a criação de leis em função da regularização e fornecimento gratuito de documentos aos beneficiários. O processo é constante, não cessa”, disse Sandro Brum. Logo em seguida, o coordenador técnico de regularização fundiária de Porto Alegre, Giovani Carminatti, falou de como está sendo realizado este processo na capital gaúcha, os documentos necessários, a logística e as secretarias envolvidas.

No final do seminário foi aberto espaço para questionamentos e pré-agendada uma nova reunião para montar uma equipe técnica que vai implantar Regularização Fundiária no município. As primeiras visitas desta equipe serão em Porto Alegre e São Sepé, para acompanhar de perto o trabalho desenvolvido nesses municípios. A referência na cidade de São Sepé também deve se justificar em razão das semelhanças urbanas entre os municípios.