Primeira reunião da AM-Centro do ano tratou sobre vacina contra o Coronavírus

O Hotel Recanto Bussiness, na localidade de Recanto do Maestro, em Restinga Seca, sediou na manhã desta quinta-feira, 14 de janeiro, o primeiro encontro dos 33 prefeitos da Associação dos Municípios da Região Centro (AMCentro). O Prefeito Municipal de São Sepé, João Luiz Vargas, esteve presente na ocasião, que iniciou com a apresentação dos gestores municipais.
Em um segundo momento, a reunião contou com uma conversa relacionada à pandemia, modelo de cogestão permitido pelo governo do Estado e a preparação das cidades para a logística de vacinação contra o Coronavírus. Dessa forma, os presentes puderam tirar suas dúvidas sobre o assunto e trocar ideias sobre modelos de estrutura para a vacinação.
O encontro também contou com uma fala do advogado, Dr. Gladimir Chiele, abordando assuntos relacionados aos decretos municipais de calamidade (manutenção e prorrogações), responsabilidade civil penal e administrativa dos prefeitos, resolução do TCE já em vigor que amplia a responsabilidade dos atos para todos os secretários e servidores, entre outros.
Por fim, a Secretária Municipal de Educação de Formigueiro, Isabel Fantinel, iniciou uma troca de opiniões sobre o retorno das atividades escolares na região. Entre os prefeitos presentes, parte pensa em iniciar o sistema híbrido de educação no mês de março.
Atualmente, a AMCentro é liderada por Jocelvio Cardoso, o Xirú, prefeito de Formigueiro, eleito presidente da entidade em 2021. Além dele, também comandam o grupo os prefeitos Matione Sonego, de São João do Polêsine, e Fernando Pahim, de São Vicente do Sul.
Para João Luiz, o encontro foi importante para conhecer os novos gestores e debater assuntos atuais e de grande relevância para os municípios. Outras reuniões serão realizadas online com os prefeitos.