Prefeitura apresenta sugestão para banheiros públicos em São Sepé

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Sepé apresentou uma sugestão para a demanda da população quanto a instalação de banheiros públicos na área central do município. O projeto, solicitado pelo prefeito municipal, ainda está em análise, mas se viabilizado deve ser custeado com recursos próprios.

Uma das maiores preocupações do poder público faz referência a conservação do espaço, bem como, a segurança aos usuários. Segundo a Prefeitura, a sugestão é para criação de um espaço com quiosque onde o empresário responsável pela exploração comercial deverá manter o cuidado aos banheiros. O projeto prevê ao menos três banheiros: um masculino, um feminino e um para portadores de necessidades especiais.

Não há definição de como ocorreria a concessão para a exploração comercial, mas de acordo com o executivo a medida evitaria que danos pudessem ser provocados. O custo total deve ser conhecido nos próximos dias. O espaço também deve ter câmeras de segurança e horário de funcionamento, vinculado ao empreendimento.

A escolha do local, um dos canteiros da Praça das Mercês, foi sugerido após análise de critérios como o fluxo de pessoas e menor intervenção na vegetação. No projeto sugerido são cerca de 50 metros quadrados, sendo quase metade da área aberta.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sandro Brum, além de ser uma alternativa quanto aos banheiros públicos o objetivo é também incentivar geração de emprego e renda. “As famílias precisam ser incentivadas a ocuparem os espaços públicos com mais frequencia, sobretudo nossa Praça das Mercês. Além disso, ceder o espaço para o funcionamento de um empreendimento também gera oportunidade”, pontuou.

O projeto ainda é inicial e pode sofrer alterações. Para embasar a medida também foram pesquisadas ações semelhantes em outras cidades que tiveram experiência com a colocação de quiosques com banheiros em praças públicas.