Orçamento da União prevê R$ 40 milhões para barragem em 2015

O orçamento da União 2015 apresenta a destinação de pelo menos R$ 40 milhões de reais ligados ao projeto do barramento do Rio São Sepé. O documento foi conseguido pelo prefeito Léo Girardello que durante uma viagem à Brasília, na última semana, voltou a pedir apoio parlamentar para o projeto que até então é o maior da história do município.

Girardello se reuniu no Ministério da Integração Nacional, junto ao Coordenador Geral de Supervisão de Obras, da Secretaria de Infraestrutura Hídrica, Stanley Rodrigues Bastos. O deputado federal Luis Carlos Heinze também participou da reunião e deve ser mais um aliado para o acompanhamento das fases do projeto. O documento mostra que cerca de 10% do valor total do processo deve ser articulado em 2015, como prevê a LOA (Lei Orçamentária Anual).

Atualmente, pelo menos seis processos de desapropriação já estão no Fórum de São Sepé. Léo lembrou que o objetivo é atender de forma plena o grupo de moradores que terão áreas alagadas. “Nada será feito sem o entendimento e a participação dos moradores. Assim como a barragem deve mudar a história de São Sepé, também é importante dar atenção a esta fase que envolve as áreas atingidas”, frisou Girardello.

Ainda segundo o prefeito, o processo tramita paralelamente em etapas em Brasília e Porto Alegre. “Pela grandeza de investimento e representatividade é um projeto moroso. Mas não temos deixado de acompanhar de perto semanalmente. Ainda há pessoas que relutam a ideia de que a barragem será viabilizada. Hoje podemos garantir que estamos fazendo o possível para que este sonho se torne realidade. Grandes projetos não nascem da noite para o dia. Sabemos da complexidade do processo e continuaremos acompanhando o trabalho do Governo”, concluiu o prefeito.