Ônibus-teatro chega à São Sepé nesta quinta-feira

O Dia da Criança, comemorado em 12 de outubro, será celebrado com atividades lúdicas em São Sepé. Nos dias 10 e 11 de outubro, o BuZum!, ônibus teatro, estará estacionado em frente à Praça das Mercês. A iniciativa é da Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

O espetáculo em formato inovador é destinado para crianças do ensino fundamental com idades entre seis a 10 anos. As exibições da peça 13 Gotas serão gratuitas e acontecem dentro do veículo, que é equipado com palco, iluminação, ar-condicionado, e tem capacidade para 50 pessoas por sessão. O principal tema abordado pelos artistas, que é a importância da água, poderá ser trabalhado transversalmente nas instituições de ensino, já que os professores receberão material de apoio pedagógico. Já as crianças serão presenteadas com um BuZum! em Quadrinhos e um teatro de papel com o objetivo de estimular brincadeiras e a criatividade.

As escolas locais já estão convidadas para conhecer o BuZum!, que seguirá para o Cerrito do Ouro após receber os estudantes do perímetro urbano. A escolha da localidade tem a ver com a produção de eucalipto daquela região, já que é lá que a CMPC Celulose, patrocinadora do projeto, concentra o cultivo da árvore no município.

 

Sobre o espetáculo:

“13 Gotas” foi criado a partir de pesquisa do Instituto Akatu. Segundo o estudo, se toda a água do planeta coubesse em um balde de 10 litros, somente 13 gotas poderiam ser consumidas pelos homens, pois 97,5% da água do planeta é salgada e, portanto, imprópria para uso e consumo. Apenas 2,5% é doce, sendo que a maior parte está em locais de difícil acesso. Deste total, somente 0,26% estaria disponível e acessível ao homem. A partir destes dados, o BuZum! trará às crianças a grandiosidade desse elemento natural tão importante, porém escasso, de forma educativa e com muita diversão por meio de um conto especial. Escrito por Marília de Toledo e dirigida por Wanderley Piras, a história se baseia em um laboratório com dois cientistas “malucos” que demonstram aos pequenos espectadores a sinergia de sensações de tudo que se percebe por meio da água.

O BuZum!:

O BuZum! apresenta-se pela Secretaria Especial da Cultura – Ministério da Cidadania, por meio da Lei Rouanet. Já circulou mais de 350 mil quilômetros para realizar 10.000 apresentações a mais de Meio Milhão de espectadores nas mais de 2.000 escolas públicas de 250 cidades nos nove estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais,Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul), além de Porto Suarez, na Bolívia.