Infestação de Aedes aegypti preocupa em São Sepé

Quando o assunto é lazer no verão, elas sempre são lembradas. As piscinas que divertem e refrescam também podem se tornar um problema caso não recebam manutenção adequada em qualquer época do ano. Isto porque, a água parada e turva é o local perfeito para a reprodução do mosquito da dengue.

Quem faz o alerta é a Vigilância Ambiental de São Sepé. O mais recente Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) realizado no município apontou um número acima do desejado para a presença do inseto, o que acaba expondo a população ao risco de doenças por ele transmitidas.

Com o fim das férias e a aproximação do outono, é fundamental que os proprietários de piscinas – inclusive as desmontáveis – as mantenham limpas. As condições da água consideradas ideais estão descritas na Lei Municipal 3.870 de 2019, que dispõe sobre a criação do Programa Municipal de Prevenção e Combate ao Mosquito Aedes aegypti. O documento pode ser consultado no link https://bit.ly/386ArEm.

Qualquer cidadão pode apontar criatórios de larvas e situações de risco para a dengue. Para isso, basta encaminhar relatos ou imagens através da ouvidoria da Prefeitura, que atende via internet ou por telefone. Os casos serão analisados pelos agentes de endemias, que atuam principalmente a partir de denúncias.

 

 

Combate à dengue: você pode ajudar

 

– Mantenha piscinas limpas e tratadas, inclusive nas estações frias;

– Denuncie criatórios do mosquito da dengue através da ouvidoria. Acesse https://bit.ly/2T7Hx7D ou ligue (55) 3233 1535. Não é preciso se identificar.

– Conheça a Legislação Municipal que trata sobre o combate ao Aedes. Acesse: https://bit.ly/386ArEm