Festa da Uva chega na 4ª edição com sucesso de público

Começou oficialmente às 9h da manhã desta sexta-feira, 26, a 4ª edição da Festa da Uva de São Sepé. Autoridades municipais e a corte de 2018 estiveram junto da comunidade no ato.

O evento que nasceu da reunião de pequenos produtores com apoio da Prefeitura de São Sepé tem se notabilizado na região. Além da festa, há anualmente o Jantar da Uva. Em sua manifestação, o presidente da Associação de Vitivinicultores Sepé Tiaraju, Tiago Zavareze, salientou as dificuldades do homem do campo em manter a produção. Ele agradeceu, no entanto, a união das entidades envolvidas. Na mesma linha seguiu o discurso do técnico em agropecuária da Emater-ASCAR/RS, Werner Ritter Wegner. Ele ressaltou o apoio técnico dado aos vitivinicultores durante o processo de produção.

O presidente da Câmara de Vereadores, Janir Machado, e o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Leonardo Leonardi, enfatizaram a organização do evento e a presença do público. Foi também a opinião do prefeito Léo Girardello, que recordou as primeiras ações que antecederam a festa. “Há alguns anos muitos duvidavam que poderíamos ter em São Sepé um evento voltado a produção de videiras. Hoje vemos a praça lotada e as pessoas consumindo todos os produtos oferecidos na festa”, disse.

Durante todo o dia também se destaca a presença das soberanas Camila da Silva Borba (rainha), Suzana Siqueira Brondani (1ª princesa) e Anita Félix Vasconcelos (2ª princesa). Serão quase 6 mil quilos do produto, além de variedades como sucos, vinhos, cucas e geleias. Empresas de outros setores também estão expostas na Praça das Mercês, como venda de utensílios, brechó, artesanato e veículos.