Famílias são beneficiadas com sistema de distribuição de água potável

Cerca de 90 moradores do interior de São Sepé passam a ser beneficiados com um novo sistema de distribuição de água potável. O ato de entrega da Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Água para Consumo Humano (SALTA-z) ocorreu na manhã desta sexta-feira, 22, na comunidade São Vicente de Paulo em Jazidas, Terceiro Distrito.

A iniciativa contou com a participação da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que doou para a Prefeitura de São Sepé, o kit com os equipamentos, e apoio do CTG Quero-Quero, que cedeu parte do terreno para instalação da caixa d’água, do açude e energia elétrica. Integrantes da patronagem do CTG e da Associação São Vicente de Paula se uniram para construir a estrutura e instalar a tubulação. A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente também é parceira da iniciativa.

A coordenadora da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Cláudia Santos, recebeu treinamento e foi designada com responsável para gerenciar o trabalho e acompanhamento do projeto.

A partir de agora, os moradores daquela região poderão pegar água potável, que é própria para consumo humano. A água é captada em um açude, passa por um sistema de filtros e abastece uma caixa. Uma torneira foi instalada junto à estrutura na beira da estrada do Terceiro Distrito para que moradores e motoristas possam se utilizar da água. Não há um limite para uso da SALTA-z, ou seja, os moradores poderão pegar a quantidade de água que necessitarem.