Estratégia de cuidado do CAPS AD mostra recuperação de pacientes

O CAPS AD Aurora, de São Sepé, divulgou recentemente o resultado de uma oficina realizada com pacientes durante os últimos meses. A iniciativa buscou inserir os usuários do serviço em um processo de produção dos chamados “fanzine” (abreviação de fanatic magazine), uma espécie de revista com temática livre e independente.

WP_20150120_002

A ideia surgiu após avaliação do psicólogo Leonardo Kozoroski, que atua no local há quase um ano e meio. “As pessoas precisam entender que os usuários de álcool ou outros tipos de drogas não precisam necessariamente de internação como solução única para os problemas”, enfatiza o profissional ressaltando a importância de envolver os pacientes em oficinas que auxiliem no processo de recuperação.

E foi assim que surgiu a ideia da produção do primeiro material, divulgado há cerca de um mês. “Propomos um debate em grupo e apresentamos o projeto junto ao conceito da “fanzine”. No começo apenas um grupo pequeno se mostrou interessado, mas com os debates eles começaram a ver que aquilo poderia valorizá-los”, destaca Kozoroski.

O psicólogo ainda revela que durante a produção é dada autonomia aos usuários. Quem produz o material, pauta os temas e escreve são os próprios alunos. “Eles precisam deixar suas ideias fluírem. Nos reunimos, colocamos um tema em questão e em poucos minutos cada um deles se dedica na produção do seu material”, conta Leonardo.

Nos textos e imagens, estão experiências dos usuários e modo que eles enxergam o mundo ao redor. O material tem como título “Estouro de Ideias” e está sendo distribuído em diversos pontos da cidade. A segunda edição deve ficar pronta nas próximas semanas. “Atendemos cerca de 300 pacientes no CAPS AD. Alguns deles já conseguiram se livrar dos vícios, mas gostam de vir aqui conversar ou simplesmente nos contar que estão bem. É muito gratificante”, conclui o psicólogo.