Empresa especializada em segurança do trabalho avaliou setores da Prefeitura

Um pedido do prefeito Léo Girardello feito há alguns meses começou a ser concretizado nesta semana. Com o propósito de atender reivindicações dos funcionários municipais o prefeito autorizou a abertura de um processo licitatório para a contratação de uma empresa especializada em segurança do trabalho. A meta é avaliar cargos e funções e a necessidade ou não de benefícios como insalubridade e periculosidade, dentre outros.

O trabalho foi realizado por um membro da empresa Enseg – Engenharia de Segurança do Trabalho – da cidade de Lajeado, que percorreu os setores da Prefeitura Municipal avaliando cada tipo de função. De acordo com Raul Fensterseifer a empresa já fez trabalhos semelhantes em pelo menos 120 prefeituras. “Tudo é muito complexo, pois envolve interpretações diferentes dos peritos, mas posso afirmar que baseado no que trabalhamos temos uma margem de acerto de mais de 95% nos laudos”, destacou o engenheiro que durante as visitas foi acompanhado pelo presidente do Sindicato dos Municipários de São Sepé (SIMUSS), Jorge Teixeira.

Segundo ele o assunto é avaliado e baseado na lei do Ministério do Trabalho. A empresa tem um prazo de até 30 dias para apresentar um relatório completo da visita com a avaliação de todos os cargos. O prefeito Léo disse que está buscando cumprir o que a lei manda. “Para evitar diferenciações e benefícios irregulares a melhor alternativa é buscar amparo técnico. A empresa tem experiência no ramo e certamente vai embasar nosso trabalho para que tudo seja construído de forma legal”, apontou Girardello.

Já a secretária de Administração, Luci Barcellos, destacou que foram enviados cartas convite para quatro empresas especializadas em segurança do trabalho. Ela enfatizou, também, a importância dos laudos técnicos para que as solicitações da classe possam ser atendidas.