Diretoria do Sindicato Rural busca parceria para retomar Projeto Jovem Aprendiz em São Sepé

Na manhã desta segunda-feira, 1 de fevereiro, o prefeito João Luiz Vargas; vice, Fernando Vasconcellos e a Secretária de Educação, Márcia Aires, receberam a visita da diretoria do Sindicato Rural de São Sepé. O presidente, José Aurélio Silveira e o vice, Giovane Machado buscam apoio para retomar o Projeto Jovem Aprendiz no município.
O programa que acontece em São Sepé a 5 anos, deve voltar às atividades nos primeiros dias de março com aproximadamente 50 alunos.
“É importante firmar uma parceria entre o Sindicato e a Prefeitura, para criar ações em conjunto e pensar no melhor para nossa comunidade” destacou José Aurélio. Na reunião, também foram apresentados os cursos do Senar, discutido sobre as estradas do interior e a possibilidade de uma nova faculdade em São Sepé.
Sobre o Projeto Jovem Aprendiz:
Separados em dois turnos, os alunos passam por 800 horas de capacitação profissionalizante. A iniciativa é oferecida gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado (Senar-RS) a jovens de 14 a 24 anos que vivem no meio rural. O espaço para as aulas é cedido pelo Sindicato Rural de São Sepé.
O curso é de longa duração e dividido em etapas como informática básica, gestão rural, manejo da cultura de arroz, aplicação correta e segura de defensivos agrícolas, boas práticas de manejo em bovinos de corte e colheitadeiras. Os jovens têm cotas em empresas rurais do município e região, com contratos de trabalho que apresentam todos os direitos estabelecidos em lei. Dessa forma, o programa Jovem Aprendiz facilita o ingresso dos alunos no mercado de trabalho, sem prejudicar a escolaridade formal.
Recebem certificado de Qualificação Profissional de Aprendizagem Rural aqueles que tiverem frequência mínima de 80% nas aulas.