Defesa Civil de São Sepé participa de capacitação em Santa Maria

O Coordenador de Defesa Civil de São Sepé, Edson Bagolin, e o Secretário de Defesa Civil do município, Fabiano Lopes da Silveira, participaram de um Workshop sobre “Capacitação de Gestores Municipais de Defesa Civil”, na última terça-feira, 4, no SEST/SENAT de Santa Maria. O evento foi promovido pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e pela Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil. Foram convidados 64 Municípios da Região Centro do Estado.

No encontro foram discutidos os procedimentos para decretação de Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública no Município, Homologação, Reconhecimento e Recebimento e Destinação de Recursos do Estado e União em situações de desastres. Também, foram debatidos os temas de Legislação em Defesa Civil, Apoio às Comunidades Atingidas, Plano de Contingência, Capacitação de Voluntários e Ajuda Humanitária, além das pilastras da Prevenção, Mitigação, Preparação, Resposta e Reconstrução em casos de eventos adversos.

O workshop teve como palestrantes o Tenente Coronel Everton Santos Oltramari, Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil; Tenente Coronel Martins, Sub Chefe Estadual de Proteção e Defesa Civil; Capitão Goi; Tenente Maicá; Sargento Siteneski; Major Gustavo; Tenente Hampel; Sargento Assis; Capitão Mattei; Major Freitas; Major Henrique; Major Lago e Major Accioly além do Tenente Fontoura; Tenente Silva; Tenente César e Tenente Charles.

“A avaliação e o diagnóstico dos cenários de risco bem como a velocidade das ações de resposta é o que determina o sucesso ou não no atendimento as vítimas. É muito complexa a disciplina de Defesa Civil, por ser multidisciplinar, o que torna de suma importância a participação da Sociedade Civil nesta rede de atuação dos envolvidos com o assunto”, disse Fabiano, que ainda ressaltou a necessidade de voluntários em São Sepé.

“Voltamos com outra visão sobre o tema, já com a ideia de convocar a população para tratar da matéria, uma vez que São Sepé não está livre de sofrer com estiagens e outros eventos climáticos extremos”, comentou o Chefe da Defesa Civil do município, Edson Bagolin.