Comércio e prédios deverão apresentar medidas de prevenção contra incêndios em São Sepé

Empresários e donos de prédios multi familiares de São Sepé terão que agilizar para os próximos meses a implantação de sistemas de prevenção contra incêndio. A medida deverá ser cobrada pela corporação do município que mobilizou no quartel da cidade uma seção técnica para avaliar os casos. Os interessados devem, primeiramente, agendar uma vistoria do Corpo de Bombeiros para que seja avaliada a classificação do local de acordo com as leis e, assim, elaboradas ações que minimizem os riscos.

Uma reunião entre representantes do Corpo de Bombeiros junto ao prefeito de São Sepé, Léo Girardello, e a Secretária de Administração, Luci Barcellos, abordou o assunto nsa última quarta-feira. Segundo o Tenente José Nairo Molinos Mendes, que também é comandante da corporação em São Sepé, a classificação de cada estabelecimento leva em conta critérios como risco de incêndio, altura e área de construção. A vistoria tem a cobrança de uma taxa que futuramente será destinada ao Funrebom, um fundo criado no município para receber este e outros tipos de verbas e que garante que os recursos serão investidos no Corpo de Bombeiros da cidade. O Funrebom é administrado por um conselho municipal composto por membros da Prefeitura, Corpo de Bombeiros do Estado e representes do comércio local.

A iniciativa está atrelada a lei complementar Nº14555 e vale para prédios novos e antigos. O comandante ainda explica que a variação dos projetos se dá entre simplificado, para estabelecimentos menores, e completo, que destina ações para grandes construções. “Aconselhamos que os envolvidos nos procurem e agendem datas para que possamos fazer a vistoria e dar andamento ao processo. Poucos estabelecimentos estão totalmente regulamentados na cidade, e por isso nossa meta é deixar tudo dentro das leis no menor tempo possível”, avaliou Molinos.