CEO realiza Sala de Espera Assistida sobre a amamentação

O mês de agosto é considerado o mês de incentivo ao Aleitamento Materno – que neste ano teve como lema da campanha “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”. Em todo país, várias ações de divulgação e incentivo a prática foram realizadas.

Em São Sepé, a roda de conversa ocorreu em uma sala de espera assistida no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), na manhã desta segunda-feira, 9 de agosto, com a participação dos serviços de Saúde da Mulher, Fonoaudiologia e Psicologia.

A amamentação é uma responsabilidade essencial da saúde pública, pois o leite materno é o alimento mais completo existente para os recém-nascidos e uma das principais intervenções em saúde, com grande impacto para redução da mortalidade, morbidade neonatal e infantil, diminuindo o risco de obesidade e diabetes futuros.

Dados estatístico dos protocolos do serviços de Triagem Auditiva Neonatal mostram que dos bebês recém-nascidos avaliados no município em 2020, 71% recebiam amamentação materna exclusiva, esse ano até o mês de julho dados demonstram que 68% dos bebês estão recebendo somente leite materno sem complementos. A Secretaria da Saúde orienta aos que estiver enfrentando dificuldades, a buscar ajuda nas unidades de saúde.

Participaram da ação, a Técnica de Enfermagem, Janaina Oliveira; a Fonoaudióloga, Janaina Giuliani; a Psicóloga, Sabrina Schroder; o Médico Luiz Armando Simões Bairros: e a Enfermeira, Ilvone Fontanella, debatendo sobre benefícios da amamentação para as gestantes em acompanhamento pré-natal no serviço.