Autoridades apresentam medidas após realização de audiência pública sobre segurança

Diversas autoridades ligadas ao município e aos setores da segurança participaram junto da comunidade de uma audiência pública sobre segurança na manhã desta quarta-feira, 22. O ato aconteceu no Clube do Comércio e foi mais um passo da comunidade em buscar iniciativas que ajudem a reduzir os casos que vem sendo registrados no município nos últimos meses.

Participaram do evento nomes como o Delegado Regional de Polícia Civil, Sandro Meinerz, e o Tenente Coronel Gedeon Pinto da Silva, da Brigada Militar, além do Delegado da DP de São Sepé, João Gabriel Parmeggiani Pes, do Defensor Público, José Salvador, e dos dois juízes da Comarca do município, Bruno de Lamare e Thiago Tristão Lima. O vice-presidente do Consepro, Edson de Deus, o presidente da Câmara de Vereadores, Marco Filipini, e o representante da comunidade no movimento pró-segurança, Pedro Boscaini, também participaram da mesa de autoridades.

O prefeito Léo Girardello iniciou as atividades lembrando das inúmeras tentativas do município em buscar apoio das autoridades do estado para que temas como aumento de efetivo fossem atendidas. Já os juízes do município fizeram um panorama sobre o papel de cada órgão no andamento processual e explicaram – com números – a realidade enfrentada pelo município a exemplo de outras cidades do estado. A destinação de um Promotor de Justiça oficial para São Sepé também foi um dos pontos que recebeu maior atenção nos discursos.

Após as manifestações a comunidade também pode fazer perguntas e colocações sobre o tema. Uma das pautas mais comemoradas foi relacionada à implantação do sistema de videomonitoramento na cidade. A Câmara de Vereadores formalizou a destinação de recursos que vão ajudar o projeto no valor de R$100 mil, verba que deixará de ser repassado ao órgão pelo município para que seja utilizado na demanda. Outro passo de fundamental importância para o pleito foi a assinatura do convênio junto a Brigada Militar, ação que garante que após a colocação das câmeras o sistema seja monitorado pelo quartel da BM na cidade.

O prefeito do município agradeceu o empenho das autoridades em aceitar o convite para debater o tema junto da população. Ele também disse que a participação dos sepeenses em atos semelhantes mostra que é preciso unidade para que os projetos ganhem proporções maiores. “Estamos tendo uma iniciativa em conjunto. Já tivemos bons exemplos de que quando a comunidade se soma ao poder público as coisas ficam mais fáceis. Agradeço o empenho de cada um dos profissionais que veio aqui hoje sanar dúvidas e debater este assunto tão importante para que nossa cidade continue sendo um lugar bom para viver”, frisou Girardello.