Associação de Vitivinicultura quer implantar agroindústria em São Sepé

O sonho de implantar no município uma agroindústria ligada ao mercado da uva ficou um pouco mais próximo nesta semana. O secretário de agricultura da cidade, Edson Bagolin, e o presidente da Associação de Vitivinicultura Sepé Tiaraju, Leonardo Schaff, visitaram e buscaram mais detalhes sobre os processos necessários para consolidar o projeto em São Sepé.

A jornada até a cidade de Pinhal Grande, na Quarta Colônia, serviu para colher dados sobre o funcionamento de uma agroindústria para a produção de sucos de uva. O objetivo é que o grupo de produtores de São Sepé possa viabilizar uma parceria para a construção de uma estrutura semelhante. Bagolin ainda lembra que a produção dos sucos pode ser destinada à merenda escolar, iniciativa que pode garantir a venda da produção. “Além da comercialização tradicional temos a alternativa de destinar o suco para as escolas, somente este fato já torna o projeto viável”, destacou o secretário.

O projeto de vitivinicultura nasceu no município no ano passado após a luta do prefeito Léo Girardello em fazer com que a cidade fosse incluída no projeto desenvolvido a partir de parceria entre Ministério da Integração Nacional e Agência da Bacia Lago Mirim/Universidade de Pelotas. Há alguns meses um grupo articulado pela secretaria de agricultura criou o primeiro grupo de vitivinicultores da história de São Sepé.