300 alunos de São Sepé farão parte do Projeto de Educação Sanitária para Escolas Rurais

No dia 19 de agosto, uma reunião online decidiu pela inclusão de São Sepé no Projeto de Educação Sanitária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR).

O encontro virtual contou com a presença da Supervisora Regional da SEAPDR, Gisane Lanes de Almeida; do Fiscal Estadual Agropecuário, Rômulo Alexandre Depner; da coordenadora das escolas do campo do município, Rúbia dos Santos Cante Varga; e dos diretores e coordenadores das EMFs rurais: Eno Brum, Coronel Chananeco e João Pessoa, que serão inseridas no projeto.

Cerca de 300 alunos do ensino infantil, anos iniciais e finais devem participar do programa. Em um primeiro momento será realizada a capacitação dos professores através de vídeos de Ensino à Distância (EAD), realizados em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A previsão é que essa capacitação aconteça entre o final deste ano e o início de 2022 para que, no próximo ano, já seja possível iniciar o trabalho em sala de aula com os alunos.

Conforme a supervisora regional, a educação sanitária visa a inserção dos temas de forma transversal no conteúdo escolar. “O trabalho considera o poder multiplicador da escola, tornando os alunos e suas famílias conscientes de seu papel na prevenção e controle de doenças como febre aftosa, tuberculose, brucelose, raiva e outros tópicos”, explica Gisane. Os técnicos da SEAPDR realizam atividades junto aos alunos e, no decorrer do ano letivo, os professores seguem trabalhando os temas em sala de aula.

A coordenadora das escolas do campo/linguagens de São Sepé, Rúbia dos Santos Cante Vargas, reafirmou a importância do projeto. “A educação sanitária é uma educação de proteção à vida, com temas importantes do meio rural que deixarão nossos alunos motivados para realizar as atividades e repassar esse conhecimento”, afirma.

Informações: SEAPDR